top of page
Buscar

Volta às aulas: é hora de garantir um segundo semestre tranquilo!


O segundo semestre é sempre mais tenso e desafiador do que o primeiro para toda a família. Para os pais, começa uma série de cobranças (as escolas já começam a enviar comunicado de rematrícula), decisões (muda de escola, fica no mesmo horário), sensação de que há pouco tempo pela frente (mais quatro meses e lá se foi o ano letivo) e ansiedade para que os filhos consigam “passar de ano”. No caso de filhos já maiores, há preocupação com notas, trabalhos, recuperação. Com as crianças ainda menores, na Educação Infantil ou séries iniciais do Fundamental, o desafio é começar de novo. Crianças se adaptam muito rapidamente a mudanças de rotina. Isso é bom, mas também tem o lado negativo: as férias já se tornaram uma nova rotina que foi assimilada. Agora vem o período de transição para um outro ritmo, horários e regras a serem seguidos. Mesmo que seja necessário menos tempo do que no começo do ano para a adaptação, ainda assim, é possível reduzir ao mínimo as chances de estresse para todos, começando os ajustes agora. Deixar que crianças e adolescentes sigam até o último dia das férias no mesmo ritmo faz com que o mês de agosto seja perdido em termos de aprendizagem. O volta às aulas acaba tendo aquela sensação ruim de “jet lag”, aquele mal estar que sentimos após longas viagens, especialmente com diferença de fuso horário. Ter que adaptar horário de alimentação, sono, brincadeiras e descanso de um dia para o outro deixa o sentimento de que a escola é o problema que gera todo esse mal estar. Precisamos ajudar a fazer os ajustes para que possam aproveitar tudo o que a escola traz de positivo para a vida de nossos filhos!

  1. Que tal usar o controverso grupo de WhattsApp para garantir um segundo semestre mais tranquilo para seu filho? Clique aqui ou na imagem para ler mais sobre isso.

2. Junto com seu filho, organize o quarto, tire os brinquedos, roupas, objetos que estão em excesso. O efeito no segundo semestre letivo será de alto impacto.Clique aqui ou na imagem para ler mais sobre isso.


3. Pode ser difícil, os filhos vão reclamar, mas essa responsabilidade é sua, pai/mãe: a hora de ajustar a rotina de sono é agora! Clique aqui ou na imagem para ler mais sobre isso.


4. Seu filho escovou os dentes mesmo estando de férias? A leitura tem para a aprendizagem a mesma importância que escovar os dentes tem para a saúde e higiene. Clique aqui ou na imagem para ler mais sobre isso.


0 comentário

Comments


bottom of page