Como se não bastasse o tobogã de emoções pelo qual passa o coração de mãe no dia a dia, temos que admitir que o período de férias talvez fique no topo da lista dos dilemas.

É aquela mistura de “ah, que alívio, estamos livres de horários a serem cumpridos” com “e agora, como trabalhar em paz, sabendo que estão destruindo a casa?!”.
A boa notícia é que vai passar! É difícil acreditar enquanto se está no meio da situação, mas vai passar. A má notícia é que, acredite, vai ficar uma saudadinha dessa época!
Mas vamos às dicas de como você pode ajudar seu filho a curtir esses dias e ainda voltar às aulas em agosto com maior habilidade em algumas áreas fundamentais para o bom desempenho escolar. Afinal, o segundo semestre é sempre mais pesado. Estar melhor preparado para aprender só pode trazer benefícios para a família toda.
Pode relaxar. Nada de receitas mirabolantes. Mas há dois ingredientes milagrosos dos quais vocês vai precisar dispor: tempo (pode ser no final de semana ou algumas horinhas da noite) e paciência.
Vamos lá, respire fundo e pense nisso como um investimento de altíssimo retorno.
Quanto antes você começar, mais tempo você ganhará de tranquilidade durante as férias. E mais tempo seu filho terá para desenvolver habilidades como paciência, capacidade de foco, concentração, criatividade, solução de problemas e trabalho em equipe.
Pode ser uma boa ideia começar dando o exemplo e formando mesmo equipes. Um sábado com tios, avós, primos, amigos ou vizinhos pode ser ideal. E o que vocês vão fazer é ensinar às crianças jogos e brincadeiras que faziam parte da infância da geração dos pais e avós.
Você pode fazer uma lista de brincadeiras que podem acontecer dentro e fora de casa. Assim deixa as crianças com opções para dias frios, mais quentes, chuvosos. A lista é uma estratégia para mandar naqueles grupos de família no Whatsapp, já pedindo ajuda e dividindo o desafio entre os membros.
Não se esqueça de incluir jogos de cartas, dominó e tabuleiro. Para as férias de julho essas opções são essenciais, já que o pressuposto é frio nas regiões Sul e Sudeste e chuva mais frequente nas regiões mais quentes.
Poucos adolescentes sabem jogar baralho hoje em dia. E muitas crianças nem sabem que ele existe. Jogos simples como o Rouba-Monte ou diversas outras brincadeiras com baralho são excelentes ferramentas para melhorar a capacidade de concentração. O cérebro do seu filho vai agradecer essa oportunidade de fazer novas conexões e estará mais preparado para se concentrar por mais tempo durante as aulas no retorno das férias.
As brincadeiras de “rua” também ajudam a desenvolver foco e concentração, além de serem ótimas formas de incluir atividade física no descanso das aulas.
Um truque é ensinar brincadeiras diferentes para grupos de crianças ou adolescentes separados. Isso deixa cada grupo com a responsabilidade de repassar o aprendizado para os outros durante a semana, quando os pais estão trabalhando. Duplo benefício para todos: filhos ocupados e se divertindo enquanto ensinam as brincadeiras que aprenderam.
E agora o grande desafio dessa dica: certifique-se de que crianças que brincam juntas tenham dominado alguns jogos de carta, dominó e outras que foram ensinadas. Lembrem-se de que elas aprendem melhor fazendo do que ouvindo explicações sobre as regras dos jogos.
Pronto? Cada um dos jogos está dominado por ao menos uma criança? Agora o cenário está pronto para você, responsável, derrubar a internet de sua casa em alguns dias da semana. Lembre-se de espalhar baralhos, dominós e jogos de tabuleiro pela casa. Combine com vizinhos e famílias amigas os dias em que a internet vai “cair” e surpreendam-se ao chegar em casa e encontrar as crianças se divertindo de forma diferente do usual.
Sim, vai ser difícil convencê-los de ir para a cama se pegarem gosto pelos jogos, mas essa é a parte boa das férias! Dormir depois do horário. Acordar mais tarde. Dessa vez, porém, aproveitando uma parte do tempo para calibrar o cérebro para um segundo semestre letivo mais produtivo e com menos estresse!
Sem contar o benefício para seu cérebro também: vai ser um ótimo exercício relembrar os jogos de cartas e as estratégias das duplas durante os jogos de dominó que provavelmente fizeram parte de sua juventude!
Socorro, meu filho está de férias!
Posts Relacionados:
Quer ajudar seu filho a ser mais criativo no momento da escrita?
Quer ajudar seu filho a ser mais criativo no momento dos estudos e da escrita? Temos uma dica: saia ...
Quer ajudar seu filho a ser mais criativo no momento dos estudos e da escrita? Temos uma dica: saia ...
Existe uma vacina que pode imunizar seu filho contra o bullying...
Estávamos em uma escola, em mais um daqueles momentos em que estamos prontas para começar uma pales...
Estávamos em uma escola, em mais um daqueles momentos em que estamos prontas para começar uma pales...
Férias escolares – ótima oportunidade para....
Muitos pais podem ter concluído o título com “sumir no mundo” ou “sair correndo”. Sim, a realidade é...
Muitos pais podem ter concluído o título com “sumir no mundo” ou “sair correndo”. Sim, a realidade é...