Pular para o conteúdo

SOS Educação

Um site com dicas práticas para melhorar a relação dos filhos e alunos com os estudos.

Menu

  • Home
  • Produtos, Cursos e Serviços
  • Na Mídia
  • Quem Somos
  • Contato

Voltar para a escola não é castigo – como garantir que os filhos entendam isso

 Ir para a escola é um grande privilégio que nossos avós não tiveram. Assim como crianças e adolescentes de diversas partes do mundo ainda sofrem sem ter esse direito atendido. As palavras e postura dos pais são as duas únicas maneiras de passar a nossos filhos a mensagem sobre o quanto a escola é importante na vida deles. É normal que, depois de um mês com a rotina mais relaxada, sem pressão de horários e responsabilidades, os filhos reclamem para voltar à escola. O papel dos pais nesse momento é fundamental para que essa postura de preguiça totalmente compreensível e normal não se transforme em estresse, comportamento agressivo e baixo desempenho na escola. Na correria do dia a dia, acúmulo de funções e pressão emocional ou financeira, os pais acabam esperando que a escola traga solução para desafios que precisam ser vencidos em equipe: família e escola juntos! Nesse momento, a bola ainda está no campo da família: é dentro de casa que se forma o respeito que nossas crianças e adolescentes têm pela escola e professores, assim como a responsabilidade pela aprendizagem. A partir desta semana, é hora de retomar com toda energia a parceria com a escola, com a consciência de que quanto mais harmonia houver, mais seu filho se beneficia. E sua parte, como responsável, começa nas palavras que usa, na forma como se expressa e na postura que assume quando o assunto é a escola. Vamos juntos nesse desafio de fazer um ótimo recomeço para garantir um final feliz logo ali no final do semestre! Para ler cada dica inteira é só clicar nas imagens:

  1. Lembra de como você falava para o seu filho sobre os planos para as férias? Então, é essa mesma energia que seu filho precisa sentir quando você comenta sobre o volta às aulas! Clique aqui ou na imagem para ler mais sobre esse dica.

2. Não trate o retorno para a escola com se fosse uma negociação. É só uma responsabilidade que precisa ser cumprida, para o bem de todos! Clique aqui ou na imagem para ler mais sobre esse dica.

As férias de julho têm características que tornam o retorno um pouco mais sofrido. O tempo frio já traz aquele prazer ainda maior de dormir até mais tarde. Já não há aquela expectativa em relação às novidades que o início do ano letivo trazem. Predomina a sensação de “já sei exatamente o que me aguarda e prefiro mesmo a boa vida aqui em casa onde tudo cai pronto na minha mão!”. Não deu nem tempo de sentir aquela saudade que o distanciamento proporciona e já é hora de voltar. Por esses motivos e mais algum excesso de privilégio sem os deveres correspondentes que nossos filhos têm hoje, voltar para a escola se tornou uma tortura ainda maior. E não só para os alunos, mas para a família toda! Os pais começam a tentar convencer os filhos mesmo antes de que as crianças se deem conta de que está chegando a hora de voltar. O discurso dos pais será sempre tentativa mal sucedida de vencer pela lógica aqueles que facinho, facinho nos vencem pela emoção e pelo cansaço. Há uma forma de tornar menos sofrida essa fase: parar de tentar negociar o que é inegociável. Discutir por longos períodos com os filhos e tentar contestar os argumentos que eles trazem passa a mensagem de que há alguma possibilidade de negociação para a situação. E quanto mais os pais entram nesse jogo, mais soa como se fosse uma disputa em que um dos lados sairá vencedor. O melhor caminho é não discutir. Ouvir sim. Demonstrar que entendeu o que o filho está colocando, sim. Retrucar, ficar bravo ou triste e achar que tem que convencer seu filho é só gasto inútil de energia boa. Use sua carga de bateria para brincar, correr, jogar, conversar com seu filhos sobre outros assuntos. O retorno às aulas já está resolvido, não há o que negociar!

3. Uma frase para deletar nessa época de volta às aulas: “Acabou a moleza. Hora de voltar para a escola.” Clique aqui ou na imagem para ler mais sobre esse dica.

4. Hoje é dia de comemorar junto com os filhos o início de uma nova etapa. E adivinha quem é o homenageado da noite? Clique aqui ou na imagem para ler mais sobre esse dica.

Voltar para a escola não é castigo – como garantir que os filhos entendam isso

Posts Relacionados:

O papel da tarefa no aprendizado
Embora cada educador tenha uma história de vida única, se parar para recordar seu tempo de criança, ...
Se tiver briga para fazer a tarefa, o resultado já ficou prejudicado!
O estado emocional tem um alto impacto na aprendizagem. Sentar para estudar depois de brigas ou de e...
O impacto da sua relação com seu filho na relação dele com os estudos
A relação que você tem com seu filho hoje impacta diretamente a forma como ele enxerga os estudos e ...
Tags: volta às aulas
admin 05/08/201905/08/2019 Outras dúvidas Nenhum Comentário
  • ← Falta alguma coisa para seu filho? Situações de escassez são essenciais para o desenvolvimento
  • Educação Infantil: entenda quando seu filho está pedindo ajuda →

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

Quem Somos

SOS Gestor Escolar

SOS Gestor Escolar

Livro

Livro

@soseducacao

Palestras

Palestras

Educadoras do Canal da Charlotte

Educadoras do Canal da Charlotte

Instagram @soseducacao

  • Marque aqui alguém para acompanhar com você nossa semana com dicas sobre o que você precisa garantir que você, sua babá/assistente do lar NÃO faça por seu filho para garantir que ele tenha uma relação saudável com os colegas e com a aprendizagem 💕
⠀
 #educarfilhos #maternidade #parentalidade #dicasoseducacao #educandofilhos
⠀
Escolas: Palestras e Rodas de Conversa com Famílias e Professores —> mais informações por Direct
⠀
Curso On-line "Educar sem Pirar":
Livro "Socorro, meu filho não estuda":
www.sosnosestudos.com.br
  • Nosso livro e cursos estão disponíveis no site: www.sosnosestudos.com.br :)
  • Marque aqui alguém para acompanhar com você nossa semana com dicas sobre o que você precisa garantir que você, sua babá/assistente do lar NÃO faça por seu filho para garantir que ele tenha uma relação saudável com os colegas e com a aprendizagem 💕
⠀
 #educarfilhos #maternidade #parentalidade #dicasoseducacao #educandofilhos
⠀
Escolas: Palestras e Rodas de Conversa com Famílias e Professores —> mais informações por Direct
⠀
Livro e Curso On-line: www.sosnosestudos.com.br

Seguir

Instagram @soseducacao

No feed. Create and publish a feed to display it.

Inscreva-se

Arquivo de Posts por Mês

Copyright © 2021 SOS Educação. Powered by WordPress. Tema: Spacious por ThemeGrill.