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Taís e Roberta Bento

Como saber se um livro está adequado para a faixa etária e maturidade de seu filho.



São tantos os benefícios da leitura para crianças e adolescentes, que poderíamos dedicar uma série de posts só para listar cada um deles. É fato que quanto mais cedo seu filho tiver materiais disponíveis no ambiente em que ele vive no dia a dia, em família, mais fácil será para a leitura se tornar um hábito e fazer parte da vida, em todas as fases do desenvolvimento. E quanto mais novo for seu filho, maior é o peso do seu papel como responsável para ajudá-lo a construir o hábito da leitura. Revista em quadrinhos, álbuns de figurinha, panfletos com imagens e textos sobre assuntos que sejam de interesse do seu filho: tudo isso vale para a fase inicial da construção desse hábito tão saudável e necessário.


Quando o assunto é a escolha de livros, que também devem compor o arsenal disponível até que o hábito esteja criado, para depois se tornarem de fato o principal companheiro nos momentos de leitura, fica sempre uma dúvida para os responsáveis: “como escolher livros adequados para a faixa etária do meu filho/a?”

Vamos então a algumas possibilidades e caminhos para fazer essa escolha, até que seu filho passe a decidir que livros quer ler, quando já tiver encontrado seus gêneros favoritos.

Se um livro tem um vocabulário muito difícil ou um enredo muito descontextualizado para a maturidade do seu filho, logo ele vai se tornar desinteressante. A conclusão da criança ou adolescente será influenciada de forma negativa: leitura vai se tornar “uma chatice”. Lembrando que algumas palavras desafiadoras contextualizadas no livro vão ajudar para que seu filho tenha o vocabulário enriquecido. Então como ajudar seu filho a escolher um livro adequado, considerando esses dois pontos: que não seja difícil a ponto de desmotivá-lo, mas que ajude a enriquecer não só o repertório para a vida, mas também o vocabulário e a comunicação?


A sugestão é uma estratégia simples e fácil de ser aplicada:

a regra do dedo polegar.


Funciona assim: Você fica do lado do seu filho enquanto ele lê a primeira página de um livro. Para cada palavra que ele não souber o significado, ele levanta um dedo da mão, simulando uma contagem de 1 a 5, começando pelo dedo mindinho. Se ele chegar a levantar o dedo polegar antes de terminar a primeira página, o livro certamente estará em um nível acima da idade ou maturidade dele. Caso seu filho esteja empolgado com a história mesmo assim, você tem a opção de levar esse livro para ser lido a dois – seu filho e um adulto junto.

Que tal testar esta regra e ajudar seu filho a escolher um livro para ler durante as próximas semanas, em períodos nos quais toda a família esteja concentrada na leitura? Dois ou três períodos de 20 minutos ao longo de cada semana vão transformar a relação do seu filho com a leitura e com a escola!


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