top of page
Buscar

Em tempos de tantos conflitos, quem é o monstro na vida de nossas crianças?



Eis uma das questões que ficam para reflexão para nós, professores, gestores escolares, pais, mães, adultos, durante e depois de assistir ao filme “Monster”. Duas crianças, suas famílias, um professor e toda a equipe de gestão da escola, cada qual trazendo um ponto de vista diferente, a partir da mesma história.

Desde o início do filme, somos envolvidos em uma situação que, aos poucos, vai tornando contornos cada vez mais intrigantes. Cada vez que começamos a ter certeza de quem ali é do “mal”, vem um novo ponto de vista e desmonta todos os nossos pressupostos. Enquanto isso, duas crianças seguem enfrentando o que, infelizmente, tem cada vez mais se tornado parte do nosso dia a dia, seja nos noticiários ou nas mídias sociais: bullying, solidão, medo, incertezas, ansiedade. E, juntos, esses dois meninos vão encontrando maneiras de sobreviver, apesar dos adultos que os cercam. Assim como na vida real, grande parte desses adultos têm as melhores intenções. E misturam seus próprios traumas e dores mal resolvidos no emaranhado de conflitos que os impedem de enxergar as crianças por quem de fato são. E de dar a elas a segurança para que possam se descobrir e enfrentar, de cabeça erguida, seus próprios desafios. Enquanto a história é apresentada, a cada momento a partir de uma perspectiva diferente, vamos também preenchendo lacunas que ficaram em aberto. E, aos poucos, montando o quebra-cabeças que revela um drama social capaz de eliminar qualquer distância geográfica entre nosso país e aquele no qual o filme se passa.

Quem de fato é o vilão dessa história? 

Talvez a resposta para essa pergunta possa nos ajudar a mudar nossa própria realidade, que traz, a cada dia, novas manchetes nos noticiários e discussões acaloradas nos comentários de postagens nas redes sociais. 


Monster – disponível no streaming Telecine

Monster

ANO: 2023

PAÍS: JAPÃO

DURAÇÃO: 126 MIN

DIREÇÃO: HIROKAZU KOREEDA

ROTEIRO: YÛJI SAKAMOTO

ELENCO: HINATA HIIRAGI, SOYA KUROKAWA, EITA NAGAYAMA, SAKURA ANDO Conteúdos novos todos os dias no nosso Instagram e Facebook.

Clique aqui para acessar.


Saiba mais sobre nossas Palestras: 11.938051719


📝 Curso "Educar sem Pirar": Clique aqui para acessar.


📖 Livro "Guia para Família Parceira da Escola no Pós-Pandemia": Clique aqui para comprar


📖 Livro "Socorro, meu filho não estuda": Clique aqui para comprar 


0 comentário

Comments


bottom of page