top of page
Buscar

Grupos de Whatsapp incitando violência e o desafio de educar a geração nascida na era digital .



Parte 1: O contexto... 


São novos tempos, que demandam mudanças difíceis de serem colocadas em prática. Isso porque, para conseguirmos oferecer a segurança possível, e necessária, para que nossos filhos possam ter uma infância e adolescência saudáveis, precisamos mudar, antes de tudo, nossos pressupostos. Antes de aprender novos caminhos para educar uma geração que nasce e cresce em um mundo cuja característica mais marcante talvez seja a velocidade, precisamos desaprender nossos traumas e ilusões.


Educar um filho nunca foi tarefa fácil. Nossos antepassados também tiveram lá suas dúvidas, medos e inseguranças. E, de alguma forma, acertaram em grande parte das escolhas que fizeram, caso contrário, eu não estaria aqui, escrevendo este texto. E você não estaria aí, lendo e refletindo sobre tantas questões que requerem uma paradinha, ainda que em meio ao caos, para ajuste de rota.


Um desafio que diferencia o desafio da educação de filhos hoje, em relação ao passado, é exatamente uma das características do mundo atual, que há tempos vem sendo celebrada como uma grande conquista: um mundo sem fronteiras. E isso confirma uma teoria que tenho desde muito jovem: suas maiores forças são também seus maiores pontos de vulnerabilidade. É sensacional poder acompanhar o mundo em tempo real, falar com uma pessoa que está do outro lado do planeta com apenas um clique. Morar em um país e trabalhar em uma empresa que fica em outro continente. Entrar em uma reunião com pessoas de cultura, origem e crenças tão diversas. É, para a grande maioria dos adultos responsáveis por crianças e adolescentes, um alívio saber que pode acompanhar cada passo e cada minuto do dia de um filho, mesmo estando a distância, pelo celular. Mas tudo isso tem seu preço. E ninguém mais do que os pais e mães têm pagado uma conta alta em troca de tantas barreiras que foram derrubadas pela tecnologia. O desafio de educar filhos nascidos na era digital é gigantesco. Não somente pela abundância de tecnologia, mas também pela insegurança emocional e dificuldade em assumir responsabilidades que os adultos apresentam diante de tanta informação e velocidade na mudança... tem jeito? 

Continua na Parte 2, o desafio.


Conteúdos novos todos os dias no nosso Instagram e Facebook.

Clique aqui para acessar.


Saiba mais sobre nossas Palestras: 11.938051719


📝 Curso "Educar sem Pirar": Clique aqui para acessar.


📖 Livro "Guia para Família Parceira da Escola no Pós-Pandemia": Clique aqui para comprar


📖 Livro "Socorro, meu filho não estuda": Clique aqui para comprar 


0 comentário

コメント


bottom of page