Seu filho está prevendo e não “chutando”, como você imaginava!
Você tem filhos em idade de alfabetização ou que acabam de aprender a ler? Então provavelmente já se deparou com a situação em que ele, ao ler um texto, parece tentar adivinhar a próxima palavra ao invés de se concentrar em ler o que está escrito.
Um estudo divulgado recentemente revela que nosso cérebro automaticamente prevê o que pessoas com as quais conversamos com frequência vão dizer e o que estamos prestes a ler, de acordo com nossa experiência em termos de vocabulário.
Na prática, isso significa que seu filho não está tentando se livrar da leitura ao tentar adivinhar a próxima palavra do texto. O que está de fato acontecendo é o que os neurocientistas chamam de Preativação léxica. Parece complicado? Então vamos simplificar, pelo bem de nossas crianças leitoras!
O que a neurocientista Tal Linzen, da Universidade de New York descobriu foi que nosso cérebro imediatamente tenta encontrar o par de alguma palavra comumente usada junto com outra em nosso dia a dia.
Por exemplo, se na sua família vocês usam com frequência a expressão “Que belo exemplo!”, enormes são as chances de que o cérebro de seu filho vai sempre prever a palavra “exemplo” ao ler a palavra “belo”.
Para ajudar seu filho a escapar dessa armadilha que o cérebro monta com o objetivo de economizar tempo e energia (já que prevendo a palavra seguinte, você já pode pensar na resposta ou não precisa gastar energia tentando entender o que foi dito), as dicas são:
Evite alterar seu tom de voz ou perder a paciência com a criança quando ela estiver lendo.
Peça que leia novamente somente a segunda palavra. Sem a influência da palavra anterior, o cérebro perde o poder de prever o que vem a seguir.
Enriqueça o vocabulário no dia a dia em casa e evite repetir frases ou ditados com muita frequência.
E atenção para com os adjetivos que usa ao se referir aos seus filhos. A criança que ouve muitas palavras de sentido negativo fará sempre previsões pessimistas sobre sua capacidade e seu futuro!
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