top of page
Buscar

Como o trajeto de ida e volta da escola pode ajudar a melhorar as notas de seu filho

Aí vão algumas dicas de como ajudar a enriquecer a memória de seu filho aproveitando o caminho de ida e volta da escola:

 1 – se os pais levam para a escola:

– explorar o caminho, propondo desafios do tipo “vamos ver quem encontra três letras “A” primeiro”, ou a cor azul, um animal, uma pessoa morena, alguém de vestido, uma criança, uma bicicleta etc.

– variar o caminho de vez em quando, saindo de casa alguns minutos mais cedo ou no retorno da escola;

– atentar para as pessoas que estão nas calçadas, vendedores ambulantes ou ponto de ônibus e imaginar a história de vida – de onde vêm, para onde vão, em que trabalham.

– dividir com algum vizinho ou familiar o levar ou trazer, mesmo que não seja necessário, mas para oferecer experiência diferenciada.

2. –  se o filho vai de transporte escolar, propor desafios semanais, como:


encontrar alguns pontos predeterminados e montar um desafio p os pais. Seu filho pode fazer uma tabela contendo pontos interessantes que ele viu no caminho para a escola durante uma semana. No final de semana, você faz o percurso com ele e tenta descobrir onde estão os pontos que ele marcou. Uma outra opção é você ter a semana seguinte de prazo para preencher sua coluna, com a localização dos pontos marcados por seu filho.


fotografar com o celular. Para os mais velhos, você pode propor este desafio que envolve o uso da tecnologia, mas ainda assim coloca o foco de atenção no caminho entre escola e casa. O desafio pode ser:


editar com zoom e você tem que adivinhar o que foi fotografado;


imprimir a foto, recortar para formar um quebra cabeças ou um jogo em que a outra pessoa adivinha o que foi fotografado;


montar um álbum de fotos com as mudanças na natureza e nas pessoas de acordo com o clima e estações do ano;


escolher a esquina predileta, a árvore preferida, o prédio que mais gosta – descrever, desenhar ou fotografar;


encontrar a diferença: todos os dias, procurar algo de diferente em relação aos outros dias.

Ao propor essas atividades ou brincadeiras, você ajuda seu filho a desenvolver a criatividade, respeito às diferenças, empatia, cidadania, foco, capacidade de concentração e outras habilidades e competências que serão valiosas para a vida toda. Além disso, a memória de longo prazo é enriquecida, o que torna o aprendizado formal, dentro da sala de aula, mais tranquilo e com resultados exponencialmente maiores.

0 comentário
bottom of page