top of page
Buscar

Você está tentando preparar o mundo para seu filho, ou seu filho para o mundo?




Parte do sentimento de exaustão que você vem sentindo, mãe/pai, vem dessa tentativa desesperada de preparar o mundo para seu filho. Uma parcela enorme do sentimento de que não vai dar conta, de que educar uma criança se tornou uma missão impossível se explica pela busca desenfreada por um mundo sem frustrações. Essa vontade que muitas vezes grita dentro de você, de pode sumir, desaparecer, e só voltar quando seu filho já tiver crescido é resultado da sobrecarga que você mesmo está se colocando. 


E não é só aí na sua casa. Não é só você que está tentando deixar sua casa totalmente adaptada aos desejos do seu filho, para evitar choro, brigas, discussões. Diariamente recebemos centenas de mensagens, conversamos com famílias nas escolas, no supermercado, no aeroporto. E cada vez mais nos deparamos com pais e mães decepcionados consigo mesmos, pois apesar de tanto esforço, os filhos parecem infelizes, ansiosos, incapazes de reconhecer seus privilégios e agradecer pelo esforço dos adultos cuidadores para que eles tenham uma vida melhor do que aquela que os pais tiveram.

Que tal repensar essa dinâmica que não está funcionando para nenhum de vocês, apesar de tanta boa intenção? Quanto mais cedo você conseguir desacelerar, respirar e reconhecer que precisa mudar sua forma de pensar, para que possa ajustar posturas e atitudes na relação com seu filho/a, mais momentos de paz e leveza vocês terão juntos. 

Embora educar uma criança seja realmente um desafio cada vez maior, também é verdade que nós, adultos, é temos o poder para tornar mais leve o dia a dia. E, ao mesmo tempo, ajudar para que nossos filhos possam desenvolver as habilidades para lidar com seus próprios desafios: no relacionamento com os colegas, com os professores e com outras crianças e adultos com quem convivem. 


Um ajuste simples que traz um enorme impacto positivo para as crianças: precisamos parar com o impulso de tentar mudar o ambiente para que ele se adapte a nossos filhos. E poderemos então usar a energia que estava sendo desperdiçada para ensinar nossos filhos que eles podem ser mais flexíveis e se adaptar a situações inesperadas ou diferentes das que estão habituados.

Uma sugestão para começar esse processo de mudança em casa e desenvolvimento de superpoderes para as crianças é a refeição que vocês fazem juntos, em família. Que tal vocês terem uma refeição do dia em que seu filho/a experimenta um alimento diferente daquele que está acostumado? E nem precisa ser um alimento diferente a cada dia, mas pequenas mudanças que, somadas, tornarão seu filho mais aberto experimentar novas situações, seja na escola, na casa de um colega ou em um passeio com a família.

Por exemplo, você pode sugerir que cada dia um de vocês dará o desafio para todos. Trocar a ordem em que o arroz e feijão é colocado no prato. Ao invés do macarrão sem nada, acrescentar queijo. Ou salsinha. Ou tomate picado. Pequenas mudanças, sem brigas, na brincadeira de um desafiar o outro. Vocês juntos, inclusive comemorando depois as novas tentativas e comentando o que gostaram, o que não gostaram.


Depois disso, a comida da escola não será um desafio que requer reunião, bilhete, estresse. O almoço na casa de amigos em um final de semana fica mais gostoso. A ida a um restaurante deixa de ser uma tortura. 

Todos ganham. Para os pais e mães, momentos mais leves durante as refeições. Para a criança, maior flexibilidade e resiliência para enfrentar até mesmo desafios que não estejam relacionados com a comida. E para a vida do seu filho/a, a capacidade para enfrentar o novo, a mudança, o inesperado e o imprevisto. Uma criança mais alegre, um adolescente mais aberto ao novo, um jovem com mais perseverança e determinação. Um adulto capaz de viver melhor, um dia de cada vez, com os desafios que vierem. 


Conteúdos novos todos os dias no nosso Instagram e Facebook.

Clique aqui para acessar.


Saiba mais sobre nossas Palestras: 11.938051719


📝 Curso "Educar sem Pirar": Clique aqui para acessar.


📖 Livro "Guia para Família Parceira da Escola no Pós-Pandemia": Clique aqui para comprar


📖 Livro "Socorro, meu filho não estuda": Clique aqui para comprar 

0 comentário
bottom of page