top of page
Buscar

Reabertura das escolas: um dilema para o governo, a escola e a família

Não existe uma saída que possa atender a tantas variáveis. Não há uma resposta para questões tão inusitadas, que nunca foram vividas anteriormente. Estamos diante de um grande dilema, cujas alternativas serão sempre excludentes, ainda que existam muitas tentativas de conciliar necessidades divergentes.

Eis o porquê as próximas semanas e meses vão requerer muita paciência e capacidade de lidar com uma enorme mistura de sentimentos. Sim, viveremos momentos que vão exigir muito de nossas emoções, seja qual for a decisão que tomarmos. A decisão de que o filho volta para as aulas presenciais gera medo e incerteza. Ao mesmo tempo que vai encher seu coração de alegria ver seu filho feliz por reencontrar os colegas, professores e funcionários da escola. A decisão de que seu filho não volta, até que tenhamos vacina, vai trazer medo e incerteza também. Não existe uma resposta correta. E não adianta gastar sua energia tentando buscar satisfação total com a decisão que você tomar. É um pressuposto do dilema: ambas as opções disponíveis vão gerar questionamentos e consequências que você gostaria de evitar.

Se dentro de casa, pensando na sua família, a decisão é difícil, imagine o quanto se torna mais complexa conforme envolve responsabilidade por mais pessoas. É esse sufoco que vivem as escolas, gestores, professores e dirigentes de ensino. Dentro da escola, cada decisão tomada gera um impacto gigantesco em muitas pessoas. Ao longo dessa semana, vamos falar sobre os principais dilemas com os quais seguiremos convivendo. E vai chegar o tempo em que poderemos, literalmente, respirar aliviados em relação ao processo de aprendizagem, que tem sofrido tanto nos últimos meses!


Conheça o SOS Gestor Escolar aqui

Acompanhe nossas postagens pelo @soseducacao no Facebook e Instagram.

0 comentário
bottom of page