top of page
Buscar

Seu filho passou de ano raspando? O que fazer nas férias?

Estamos em pleno verão, momento de curtir as férias e mais nada, certo? Errado!

Olhando pelo lado mais realista, estamos a menos de três semanas para o início das aulas e este é um excelente momento para começar a preparação para um ano letivo sem estresse, com melhores resultados.

Isso é especialmente verdadeiro caso seu filho tenha sido um dos milhares de alunos que passaram de ano por pouco, aos quarenta e cinco minutos do segundo tempo.

Na vida escolar, diferentemente do futebol, a vitória nos momentos finais não basta para ficar tranquilo. Isso porque o aluno que “passou por pouco” tem defasagem ou, no mínimo, falta de domínio, em conteúdos que devem ser a base para a série seguinte.

O problema é que o alívio pelo fato de ter conseguido passar ou até pelo esforço colocado na reta final acaba apagando da memória de pais e filhos o perigo de iniciar um novo ano letivo com a base de conhecimento vulnerável, carecendo de solidez para apoiar os conteúdos mais avançados que virão pela frente.

A boa notícia é que ainda está em tempo para preparar melhor seu filho para que possa entrar mais seguro e preparado a enfrentar os novos desafios que virão em termos de aprendizagem.

Caso seu filho seja uma exceção à regra e concorde em de fato aproveitar alguns dias do restante das férias para estudar formalmente, o melhor a fazer é retomar as provas em que teve as notas mais baixas. Ele refaz cada uma delas. Para a correção, usa a própria prova e pesquisa nos livros, apostilas ou mesmo na Internet. Isso seria uma ótima maneira de tirar dúvidas pendentes e reforçar a base de conhecimentos, garantindo assim um novo ano mais tranquilo.

Sejamos realistas, porém! Esse não é seu filho e você nem sabe se gostaria que fosse! Que tal então algumas maneiras de ajudar para que o ano letivo comece sobre uma base mais bem preparada, sem que seja necessário estudar formalmente?

Aí vão algumas dicas de como ajudar seu filho a esquentar o motor para um retorno às aulas mais tranquilo:


Criar o clube de leitura:


A proposta é que cada membro da família tem uma tarefa para o dia seguinte – entregar para os outros um material para leitura. Pode ser uma poesia, uma história infantil, uma reportagem, um texto retirado da Internet. Seus filhos podem precisar de ajuda com a impressão ou cópia do material.


O material não deve ser um livro completo, mas pode ser um capítulo ou trecho de algum livro.


Cada um deve fazer uma folha de rosto com a explicação do porquê este foi o texto escolhido para que todos lessem.


No momento marcado, que pode ser antes ou após uma refeição em família, cada um conta se gostou ou não do texto e porquê.


Solicitar ajuda no controle de gastos com água e energia elétrica:


Deixe que seus filhos proponham como ajudar;


Caso não apareça a proposta de resgatar o histórico de gastos e propor uma meta de redução, você coloca esta opção como principal foco.


Ofereça ajuda para o início do desafio e deixe que completem e apresentem o plano final.


Combine um prêmio para todos quando atingirem a meta proposta. Lembre-se que o prêmio não deve ser nada material, mas sim um passeio, um jantar, um programa em família.


Veja mais duas dicas clicando aqui.

Essas são algumas das atividades que podem ajudar seu filho a desenvolver senso de responsabilidade, foco, concentração, melhorar a auto estima, trabalho em equipe, respeito às diferenças, praticar a escrita e o raciocínio lógico, entre outras habilidades que serão fundamentais para um ano letivo com melhores resultados.

0 comentário
bottom of page