top of page
Buscar

Uma habilidade essencial para o bom desempenho nos estudos, que precisa ser ensinada em casa

Atualizado: 11 de jul.



No mundo real, não há uma tecla para configurar os relacionamentos e o processo de aprendizagem ao gosto e desejo de nossas crianças e adolescentes. Não há teclas ou atalhos para vencer os desafios da vida real. Para se relacionar bem com a escola, com os colegas, com você, seu filho precisa desenvolver uma habilidade que, quanto mais as telas dominam o dia a dia em casa, mais ela fica escassa. A menos que a criança aprenda sobre Persistência no dia a dia da família, a relação com a aprendizagem será estressante, desde muito cedo. Há maneiras simples, que podem ser parte do dia a dia em família, para criar oportunidades de aprendizagem e prática dessa habilidade. Depois de criada a base, seu filho conseguirá praticar a determinação e persistência na escola também. Uma estratégia simples para colocar a oportunidade da prática de Persistência desde a primeira infância é incluir na rotina brinquedos de encaixe, jogos de tabuleiro e materiais de pintura e desenho. Para que essas atividades sejam o foco de interesse do seu filho/a pelo tempo necessário para que ele tenha o desenvolvimento cerebral, cognitivo e emocional impactados de forma positiva, adie ao máximo o acesso ao celular e tablet. Caso seu filho/a já tenha criado uma relação de dependência com esses aparelhos, lembre-se de que nunca é tarde para reverter a situação de uso de telas que prejudica o desenvolvimento. E trocar esses momentos de tela por atividades no mundo real, em que seu filho vai precisar colocar energia física e mental é um dos maiores presentes que você pode dar a ele/a. A tecnologia, por outro lado, pode ser sua aliada e ajudar na missão de ensinar a Persistência. Guarde os desenhos e pinturas que seu filho fizer, em papel, ou em fotos digitais, que você vai armazenando em uma pasta. Depois de alguns meses, compare as imagens mais antigas com as atuais e mostre a ele como está pintando ou desenhando melhor.


Não se esqueça de elogiar o esforço e dedicação, independentemente do resultado. Nos momentos que são parte da rotina, não resolva tudo automaticamente, sem dar tempo para que seu filho tente, faça novamente, busque caminhos alternativos, persista: o zíper da calça, o botão da blusa, vestir a camiseta sozinho, servir a própria comida. Em cada momento desses, quando você elogia a tentativa que seu filho realmente fez e mostra o quanto ele conseguiu superar desafios até chegar ao ponto em que está, você está ensinando o valor de persistir.  No caso de adolescentes, um esporte coletivo e jogos como baralho e dominó trazem excelentes resultados no desenvolvimento da Persistência. Como bônus, ajudam a melhorar a habilidade de foco e concentração. Seu filho vai realmente entender o sentido de persistir ao ver que você não desiste de ajustar para melhor a rotina da família, mesmo com a insistência e lamentações que o equilíbrio no uso das telas gera todos os dias.

Para mais estratégias que ajudam no desenvolvimento da persistência e determinação, convidamos você para se juntar à nossa “vila”, sem a qual educar um filho torna-se um desafio pesado demais. 

CLIQUE AQUI para acessar à plataforma SOS Família&Escola :)


Conteúdos novos todos os dias no nosso Instagram e Facebook.

Clique aqui para acessar.


Saiba mais sobre nossas Palestras: 11.938051719


📖 Livro "Guia para Família Parceira da Escola no Pós-Pandemia": Clique aqui para comprar


📖 Livro "Socorro, meu filho não estuda": Clique aqui para comprar 



0 comentário

コメント


bottom of page