Buscar

03 Dicas para aproveitar o CARNAVAL e favorecer a aprendizagem do seu filho!

Que tal aproveitar os dias do carnaval para ajudar seu filho a enriquecer o arsenal de ferramentas para o ano letivo que vem por aí após o Carnaval?

A memória de longo prazo é como se fosse um almoxarifado: tanto armazena nossos conhecimentos quanto os fornece para servirem de base na construção de novas aprendizagens, explicando de maneira bem simples.

Quanto mais rica for a memória de longo prazo de seu filho, mais tranquilo pode se tornar o processo de aprendizagem formal, na escola.

Experimentar o novo e fazer atividades com começo, meio e fim – eis a fórmula mágica. Algumas dicas para esses dias de folia ou descanso em família são:

  1. Sair em busca de material para que as crianças façam suas próprias fantasias. Não é necessário sair com a fantasia, o simples fato de selecionar, organizar o material e criar a fantasia já é um processo riquíssimo. E as fantasias criadas podem se tornar fonte de inspiração para brincadeiras dentro de casa mesmo!

  2. Deixar algumas refeições, como lanche da tarde, por exemplo, sob responsabilidade dos filhos, principalmente adolescentes. Para conseguir que eles se envolvam mesmo com a tarefa, deixe que decidam o que farão e cuidem também da compra dos ingredientes necessários. Não se esqueça de elogiar muito todo o esforço e dedicação ao final da refeição!

  3. Aproveitar momentos de descanso para se divertir com jogos de tabuleiros ou cartas, pais e filhos juntos. Caso seu filho seja do tipo ligadíssimo em tecnologia, intercale momentos de jogos em grupo com cartas, dominó, tabuleiro com outros momentos em que ele pode se divertir com seus jogos preferidos no vídeo game. Enquanto os jogos de tabuleiro ajudam a praticar e ampliar a capacidade de foco, concentração, paciência e trabalho em equipe, o vídeo game ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, tomada de decisão sob pressão, entre outros benefícios que descreveremos no próximo post!

Um ótimo carnaval para todas as famílias que aprendem enquanto se divertem!


0 comentário

© 2014 SOSEducação. Todos os direitos reservados.