top of page
Buscar

Checklist Pré ENEM – além da caneta e do RG

5 dicas, cientificamente comprovadas, para garantir uma nota melhor no ENEM. 

  1. Ansiedade – Você sabia que o nervosismo e a ansiedade podem sim atrapalhar no resultado final de uma prova? Sim, estudos seríssimos já mostraram que mesmo que um aluno estude e se prepare bem para uma prova, ele precisa aprender a lidar com a ansiedade e com o nervosismo que podem causar famoso o “branco”. Esses estudos mostraram uma dica infalível para contornar a ansiedade minutos antes de provas importantes. Clique no play abaixo para conferir:


2. Auto sugestão – Não é nenhuma teoria de conspiração como “O Segredo” não, mas quanto mais você convencer seu cérebro de que ele não está preparado para o desafio da prova, menos colaboração vai conseguir dele. Isso acontece porque nosso cérebro entra em um modo de descanso todas as vezes que precisa enfrentar um desafio que acredita ser maior do que consegue executar. É como se fosse um mecanismo de defesa, para não gastar muita energia e acabar se frustando, ele vai se desligando. É como se ele falasse “já que não vou conseguir mesmo não vou nem tentar…”. A dica para evitar esse modo de descanso do cérebro é parar de ficar falando que não está pronto ou que deveria ter estudado mais. Mesmo que estiver inseguro, tente ouvir músicas positivas e passar momentos com pessoas que você gosta para evitar esses pensamentos.

3. Ordem das questões: a ordem em que você faz as questões da prova também podem colaborar para um melhor desempenho na prova. No vídeo abaixo falamos sobre isso: por qual matéria começar? E a redação? Fazer no começo ou no final?  É só clicar no Play =)


4.  Local da prova: Em um mundo perfeito para o funcionamento do nosso cérebro, o ideal seria fazer a prova no mesmo lugar em que você teve aulas e estudou. Isso porque enquanto estudamos, nosso cérebro guarda vários elementos do ambiente em que estamos para usar como referência quando precisamos nos lembrar de algum conteúdo estudado. Como não é isso que acontece no dia do ENEM, você precisa colaborar ao máximo para que seu cérebro consiga trabalhar bem, mesmo com essa pegadinha de mudança de ambiente. Qual é a dica para isso? Chegue com antecedência. Ter que achar a escola, a sala de aula e sua carteira no meio da correria gera um estress desnecessário que atrapalha no rendimento que seu cérebro terá durante a prova. Outra dica é não esquecer de levar um lanchinho e fazer sim uma mini pausa para água e um lanche antes que você esteja completamente esgotado. Isso ajuda também a evitar que seu cérebro perca tanta energia e não consiga se recuperar para o restante da prova.

5. Para fechar, nossa homenagem a todos os estudantes que prestarão o ENEM depois de amanhã. É só clicar no PLAY:


0 comentário
bottom of page