top of page
Buscar

Como ajudar seu filho nos dias que antecedem o ENEM?

Sim, estamos às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio. Milhares de jovens sentem a pressão da reta final e já começam a demonstrar diversos sinais de estresse, o que pode prejudicar o desempenho mesmo no caso de quem se dedicou muito à preparação para o exame.

Com o foco todo voltado aos estudantes, muitas vezes os pais se veem ansiosos também, sofrendo a pressão de acompanhar o filho, mas sem saber exatamente como ajudar.

É comum ler notícias de pais que fazem o trajeto até o local da prova durante a semana, na tentativa de evitar atraso. Outros já nem dormem há algumas semanas, pensando em como o resultado do exame pode mudar o futuro desse adolescente.

Em todos os casos, porém, é bem complicado de evitar que a ansiedade dos pais acabe se somando à pressão que o próprio aluno se impõem. E assim, muitos jovens que estão preparados para tirar uma boa nota acabam por ter o resultado prejudicado simplesmente pelo receio de decepcionar a família.

Existe um nível adequado de estresse que acaba ajudando para que o movimento necessário ao sucesso seja feito. É positiva a preocupação em se organizar apra não perder a hora, preparar a roupa de acordo com a previsão do tempo, garantir que documentos e materiais necessários estejam todos reunidos na noite anterior. O nível de confiança e o estado emocional é que não podem ser afetados a ponto de prejudicar o desempenho.

Preparamos um vídeo com algumas dicas de como os pais podem ajudar para que os dois finais de semana de prova corram de forma tranquila. Para assistir, clique no play:


0 comentário
bottom of page