Buscar

Como e porque esvaziar a mente antes de estudar

Você sabia que para seu filho resolver um problema, entender um texto ou desenvolver um raciocínio é essencial que no cérebro estejam presentes 3 fatores?

O aprendizado ocorre quando o novo conhecimento se mistura a algum conhecimento prévio que seu filho já tenha guardado. Essa mistura acontece no espaço da memória operacional. Assim como em uma tigela cheia que não conseguimos misturar os ingredientes, se ele tiver pouco espaço disponível nessa memória, a mistura dificilmente vai ser feita e o aprendizado não ocorrerá.

Devido ao ritmo de vida tão corrido que levamos hoje e também ao excesso de tempo de exposição a redes sociais e televisão, estamos sempre com a cabeça repleta de informações e preocupação em relação aos próximos acontecimentos ou compromissos.

Hoje, trouxemos uma dica de como ajudar seu filho a esvaziar o espaço da memória necessário para que o aprendizado possa ocorrer de forma tranquila.

 Esvaziando a memória de curto prazo: antes de ir para a cama dormir, faça junto com seu filho uma lista das atividades que ele terá no dia seguinte. Deixe que ele acrescente tudo que considera atividade importante.

Isso libera a memória de curto prazo. Essa lista deve ser feita também antes do início de atividades que exigem concentração. Uma boa oportunidade para criar o hábito da lista é fazê-la antes de alguma atividade que exija concentração e foco.

Lembre-se de que devem fazer a lista das matérias a estudar, compromissos do dia seguinte e tudo o que vier à mente como pendência, antes de iniciar o dever de casa.

Esse hábito que parece bastante simples de ser colocado em prática ajudará para que seu filho tenha a memória de curto prazo plena de espaço para fazer as combinações e misturas necessárias para que as atividades escolares – seja a tarefa ou estudo para uma prova – rendam de maneira a não gerar cansaço nem falta de concentração. Que tal experimentar você também essa dica?

0 comentário

© 2014 SOSEducação. Todos os direitos reservados.