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Especial Férias: “Seu filho precisa de alguém para CUIDAR dele, não alguém para SERVIR a ele!"

Atualizado: 14 de dez. de 2021

Andar atrás da criança com o prato de comida é criar o ambiente perfeito para que ela tenha sérios problemas de foco, concentração, paciência e respeito a regras de convivência social.

A base para o desenvolvimento das tão comentadas e fundamentais habilidades socioemocionais está aí, na hora da comida. “Ah, ela só come se eu der na boca e for andando com o prato por onde ela for!”. Será mesmo? Como uma criança que o responsável diz não ser capaz de sentar e comer a própria comida definiu que ela só vai comer se um adulto ficar correndo com um prato atrás dela? Onde ela aprendeu que essa era uma opção? A resposta é simples: um adulto ensinou a ela. Além de fazer isso, na prática, pense em quantas vezes você contou isso para alguém, com seu filho perto, ouvindo você afirmar que ele só come se alguém for atrás dele com o prato.



Essa criança é muito inteligente, esperta e fortíssima candidata a ter sérios problemas de foco, concentração, paciência. A consequência vai eclodir na escola, desde a Educação Infantil e se agravar cada vez até a fase de alfabetização. Cuidar de uma criança é dar a ela oportunidade para desenvolver as habilidades que serão necessárias para vencer desafios da vida real. É demonstrar que acredita na capacidade que ela tem para aprender. É ser persistente até que ela tenha aprendido a comer sentada, à mesa, segurando a colher com as próprias mãos. Deixar que ela coma enquanto anda, corre, brinca é servir. Dar comida na boca de uma criança que passou dos dois anos de idade é servir. Arrumar as desculpas para fazer as duas anteriores (ele tá chatinho porque tá com virose; temos horário para sair; ela gosta que eu dê na boca...) é servir.


Uma criança que é servida, ao invés de ser cuidada no momento das refeições, não desenvolve habilidades sociomocionais. Além disso, tem menor coordenação motora fina, independência e autonomia – todas estas habilidades essenciais para um relacionamento positivo com a escola, com o processo de aprendizagem e com as pessoas com as quais convive!


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