Levar seu filho ao parquinho pode ter mais consequências positivas do que somente distrai-lo ou ajudar a gastar suas energias.
Pesquisa da Universidade de Winona (Minnesota, Estados Unidos) revelou que brinquedos como gangorra, gira-gira e trepa-trepa podem ajudar seu filho a ter melhor desempenho escolar no futuro.
O resultado da pesquisa mostrou que crianças que exploram esses brinquedos na faixa etária entre 2 e 4 anos têm um melhor desenvolvimento do sistema vestibular.
O sistema vestibular é o conjunto de órgãos do ouvido interno responsáveis pela manutenção do equilíbrio.
O estímulo que os brinquedos do parquinho oferecem às crianças ainda pequenas vai se refletir na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Crianças que exploram com frequência tais brinquedos apresentam maior capacidade de foco por tempo prolongado, desenvolvimento habilidades de leitura, escrita, raciocínio lógico e maior capacidade de atenção ao ouvir outras pessoas.
Vale lembrar que simular a sensação desses mesmos brinquedos não produz o mesmo efeito – aliás, o efeito é nulo se a criança estiver experimentando as sensações através de algum jogo eletrônico, por mais sofisticado que seja.
É o movimento do corpo, em conjunto com o efeito de explorar fisicamente o ambiente que leva o sistema vestibular a se desenvolver melhor e estabelecer conexões cerebrais duradouras e consistentes.
Então que tal postar as hashtags #partiuparquinho e #partiuprevenirdificuldadesnaescola e se desconectar por algumas horas junto de seus filhos?
Comments