top of page
Buscar

Uma dica essencial para a paz na rotina com filhos em casa

Um dia tranquilo em família começa na noite anterior, com os filhos indo para a cama em horário já combinado. A responsabilidade por garantir que isso aconteça é dos pais. E os benefícios são de todos!

Noites tranquilas de sono fazem diferença no estado de humor, na energia e equilíbrio emocional de todos nós. No caso de crianças e adolescentes, o impacto é ainda maior. Uma rotina diária tranquila começa durante a noite de sono. Flexibilizar esse horário um pouquinho agora que estão todos sem aula é tranquilo. Deixar que seu filho perca essa referência de tempo e saúde é prejudicar todos os outros aspectos da rotina e do desenvolvimento físico, emocional e cognitivo. Combine hoje mesmo com seu filho, seja ele criança ou adolescente, o horário de ir para a cama. Não, você não vai dizer que hora ele tem que dormir, mas que hora tem que se deitar. Esperar o sono vir para ir para a cama é uma armadilha enorme para todas as idades. Foque no simples ato de ir para a cama.

Nesse horário combinado não entra tecnologia. Pode ler, pode pensar na vida, pode contar história, pode conversar sobre sonhos, planos, ideias. Só não pode ter sombra de internet nem passando no corredor. Não é uma questão para ser negociada todas as noites. É para combinar e cumprir. Comece explicando tudo o que for preciso e respondendo perguntas que surgirem. Proponha um horário absurdamente cedo e deixe seu filho fazer a sugestão dele. Negocie até chegar no horário que você sabe ser o ideal. E pronto. Ele participou da decisão. De agora em diante, nada de explicar e discutir o assunto todas as noites. Use sua autoridade e responsabilidade de pai/mãe e faça a regra ser cumprida. Não vai levar muitas noites para a “hora de ir para a cama” se tornar a “hora de dormir”, porque o sono virá e um novo hábito logo será formado. Além de ganhar tempo para você cuidar de si mesma/o, os dias se tornarão mais leves e seu estará se preparando para uma rotina de estudo e aprendizagem de alto desempenho e satisfação! 

Acompanhe nossas postagens pelo @soseducacao no Facebook e Instagram.

Conheça o SOS Gestor Escolar aqui.

0 comentário
bottom of page