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Usando a tecnologia como inspiração

Um problema gerado pelo excesso de tempo que nossas crianças passam de frente a uma tela – seja TV, laptop, tablete ou celular – é a dificuldade de concentração no momento dos estudos.

Ao invés de tentar cortar o acesso à tecnologia, sugerimos que você passe a usá-la como inspiração para que seu filho possa exercitar todos os sentidos e desenvolver a coordenação motora necessária para aprender a escrever, fazer cálculos, resolver problemas.

É comum encontrar jogos infantis no celular ou tablete de pais ou responsáveis por crianças. Geralmente este é o recurso que mantém as crianças distraídas e quietas em situações de espera ou quando os pais precisam de silêncio. Até aí, nada prejudicial.

O grande problema é que muitas crianças passam tempo demais brincando somente no mundo virtual. Experimente perguntar a uma criança do que ela mais gosta de brincar. A resposta da maioria envolverá as palavras celular, joguinho, computador. De novo, sem problema, desde que esta seja um opção e não a única forma que a criança experimenta como opção para brincar.

Alguns pais dizem que não adianta, porque o filho prefere mesmo os joguinhos. O problema é que a criança está perdendo oportunidade para desenvolver coordenação motora fina, quando usa somente um ou dois dedos para completar seus desafios. Além disso, nos jogos eletrônicos, o desafio dela é sempre arrastar ou selecionar. O restante o software está programado para fazer sozinho. E aí está a fonte que gera falta de concentração, de persistência, de tentativa e erro para aprender.

A dica é deixar que seu filho use tais joguinhos em momentos nos quais realmente você e ele precisam de algum tempo para se concentrar separadamente em alguma tarefa, porém com tempo determinado.

Passado esse tempo, já em casa, quando seu filho pedir para jogar novamente, você diz que ele poderá ter mais algum tempo com seu celular depois que ele tiver recriado a brincadeira com materiais que você deixar disponíveis.

Como exemplo, se o joguinho favorito de sua filha for um daqueles em que ela escolhe a roupa e veste a boneca, ofereça papel, canetinha, lápis de cor e tesoura sem ponta para que ela crie as roupas que poderão vestir uma boneca que ela já tenha ou você poderá ajudá-la a criar também a boneca, com papelão ou usando o fundo de uma caixa de sapatos.

Agora ficará o desafio de como fazer a roupa ficar na boneca. Ela pode sugerir usar fita dupla face ou você pode ajudar, mostrando como deixar abas que possam ser dobradas para prender a roupa no corpo da boneca pelos ombros e pernas.

Ao criar a mesma brincadeira no mundo real, com objetos concretos, seu filho desenvolverá coordenação motora, concentração, foco, criatividade, habilidades para lidar com a frustração, aprenderá com a tentativa e erro. Todas essas habilidades tornarão sua vida de estudante muito mais prazerosa e suave. Vocês terão assim, chances de aproveitar o melhor dos dois mundos: o real e o virtual.

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