top of page
Buscar

Ensinar seu filho a se vestir sozinho talvez seja um dos melhores presentes que você pode dar a ele!

Ao se vestir sozinha a criança melhora o nível de auto estima, coordenação motora, paciência, atenção estendida, comunicação oral e consciência de tempo e espaço. Seu filho teve oportunidade hoje para desenvolver essas habilidades?


Ensinar seu filho a se vestir sozinho talvez seja um dos melhores presentes que você pode dar a ele. É um presente que não requer investimento financeiro e cujos resultados são melhores quanto mais você divide com outras pessoas esse cuidado. O grande problema é que colocamos o foco na falta de tempo e menosprezamos o valor de uma atividade que parece simples e sem importância. Seguimos no piloto automático, ou nós mesmos, os pais, vestindo a criança quando ela já está pronta para iniciar esse processo, ou colocando essa atividade como parte das funções de quem confiamos para cuidar de nosso filho.




E assim passamos a servir a criança ao invés de cuidar dela. O resultado imediato é uma criança dependente e insegura. A médio prazo, vemos inúmeros casos de alunos na fase de alfabetização que não querem escrever, fazer suas atividades em sala de aula e não têm interesse pela leitura. Sim, isso tem uma relação direta com habilidades que não foram desenvolvidas em rotinas simples como a de aprender a se vestir. Ajude seu filho ensinando desde muito pequeno que ele pode se vestir.


Comece deixando que ele tire a própria roupa com sua ajuda e vá se tornando espectador o quanto antes. Para ensinar seu filho a vestir a roupa, comece devagar, sempre com o final do processo primeiro e aos poucos vá acrescentando os passos anteriores. No caso da calça ou shorts, você coloca até o joelho e ele puxa até a cintura. Aos dois anos a criança já é capaz de fazer isso tranquilamente. Elogie, demonstre orgulho. Assim que esse passo estiver assimilado, você arruma a calça em um superfície plana (sobre um tapete, no chão) e seu filho “entra” na roupa e sobe até a cintura. Quando tiver dominado esse passo, você entrega para ele já com o lado certo para frente e ele veste sozinho. E finalmente, mostra como encontrar o lado correto e ele veste a peça toda sozinho. Só então você parte para a camiseta, seguido os mesmos passos: do final para o começo do processo.


Aos cinco anos uma criança é capaz de se vestir sozinha e necessita pouca ajuda para os processos mais sofisticados como fechar um zíper, abotoar, amarrar um cadarço. Comece sempre nos finais de semana e faça os ajustes necessários nos dias de semana para que haja tempo suficiente. No caso de horários mais apertados, combine que peça seu filho veste e qual um adulto veste nele. Veja esse tempo também como um investimento de altíssimo retorno na vida do seu filho. Nada pode ser mais importante do que educar para que ele sinta orgulho de si mesmo e consiga enfrentar tranquilamente os desafios da aprendizagem formal, na escola!


Conteúdos novos todos os dias no nosso Instagram e Facebook. Clique aqui para acessar.


Saiba mais sobre nossas Palestras: 11.938051719


Informações sobre Atendimento Individual: 11.938051719


📖 Livro "Socorro, meu filho não estuda":


Clique aqui para comprar.


0 comentário
bottom of page