top of page
Buscar

O que a Leitura faz no cérebro do seu filho

De ilusão em ilusão, falhamos, e muito, quando não damos à leitura a importância que de fato ela tem no desenvolvimento de nossas crianças.


A Leitura é um dos caminhos mais eficazes para garantir o sucesso em todas as fases da vida de nossos filhos. Mas é também um dos maiores desafios que os pais enfrentam hoje. Além da grande concorrência com tantas outras atividades, há também a dificuldade em organizar a rotina da família reservando tempo para ler. E aqui entra o ponto chave: nós, adultos responsáveis, precisamos ter consciência da importância que a leitura tem em todas as etapas do crescimento. Vivemos a era da falta de tempo. E assim, acabamos priorizando uma agenda que traz a ilusão de estarmos cumprindo nosso papel. Nossos filhos crescem na ilusão de que a leitura pertence à escola. E a escola segue na ilusão de que vai conseguir que seus alunos criem o hábito da leitura. E assim, de ilusão em ilusão, falhamos, e muito, quando não damos à leitura a importância que de fato ela tem. Mesmo não sendo intencional, estamos cometendo uma falha enorme ao não priorizar tempo para leitura dentro de casa, na rotina da família. Com pequenos ajustes na rotina dentro de casa podemos conseguir que nossos filhos aprendam a gostar de ler.


Mas enquanto não chegam ao ponto de gostar, vamos nós, pais, dar à leitura a importância que tem, assim como fazemos com hábitos de higiene, como escovar os dentes, por exemplo. Assim como seu filho, você não aprendeu a escovar os dentes porque amava fazer isso ou porque tinha consciência da importância. Foi um hábito criado em família, com esforço e atenção plena dos pais até que estivesse incorporado pelo filho. O impacto que a leitura tem na saúde emocional e cognitiva do seu filho é equivalente ao impacto que escovar os dentes tem na saúde bucal e física de cada um de nós. Uma dica para dar o pontapé inicial nesse novo hábito da sua família: comemorar o dia de hoje de forma especial.


E quando seu filho perguntar o vocês estão celebrando, basta responder: o dia do Livro!










0 comentário
bottom of page