top of page
Buscar

Tem Brasil no Pódio: estudantes brasileiros entre os finalistas no maior evento de inovação do mundo: SXSW EDU!

E se tivéssemos a chance de torcer para o Brasil na final de uma competição, dessa vez, porém, com foco na Educação e não em um esporte? E se, de repente, dois estudantes brasileiros estivessem representando a educação do nosso país, como finalistas em um desafio internacional, cujo objetivo fosse premiar projetos com perspectiva de alto impacto social ou ambiental - você estaria na torcida por eles?


Pudemos ouvir a distância sua resposta positiva: um belo e sonoro “sim” chegou até aqui. Então temos ótimas notícias. Pode preparar a voz e o coração, porque a educação do Brasil está entre os seis finalistas do Student Impact Challenge aqui em Austin, no SXSW EDU.


Parabéns, Avenues São Paulo. Que o trabalho de vocês possa inspirar escolas, educadores, alunos e famílias de todo o Brasil e para além de qualquer fronteira. Ter jovens estudantes entre os seis finalistas de um desafio global dessa magnitude, em um evento de respeito como o SXSW EDU precisa sim ser comemorado. Isso sem contar que outra finalista é uma aluna da Avenues New York, que tem a mesma filosofia de ensino da escola em São Paulo. Catherine Marie Felix criou a Girley, uma solução de educação financeira para meninas.


Para estar entre os finalistas, o projeto inscrito para o SXSW EDU Student Impact Challenge precisa trazer uma proposta inovadora, que proponha caminhos para resolver questões sociais, econômicas ou ambientais. O projeto precisa ter impacto na comunidade local onde foi desenvolvido inicialmente e ter potencial para atingir a sociedade como um todo. Os estudantes responsáveis pelo projeto selecionado entre os finalistas têm a oportunidade de, pessoalmente, apresentar seu projeto durante o SXSW EDU, em Austin, no Texas, para um júri que faz a escolha do vencedor, ao vivo, logo após a apresentação dos seis finalistas selecionados.

Ter estudantes brasileiros entre os finalistas é motivo de orgulho para nosso país. E, o fato de estarem aqui, participando de um evento que reúne pensadores, profissionais e estudiosos da educação vindos de todos os continentes já é razão suficiente para celebrar. E ainda tem mais emoção pela frente: aguardamos, junto da família dos alunos e das professoras Clara Prado e Allison Uros que foram mentoras dos estudantes, a apresentação dos alunos Michel e Larissa para o júri que escolherá o projeto vencedor. O resultado será divulgado no dia 6 de março, durante o terceiro dia do SXSW Edu 2024.


Sem dúvida alguma, Michel e Larissa deveriam estar em destaque na mídia e nas redes sociais. Comprovando que as grandes ideias, capazes de mudar o mundo para melhor, não requerem a invenção de equipamentos sofisticados: unir dois lados envolvidos em um mesmo problema e oferecer assim uma solução inovadora para esse desafio é o que de fato transforma o mundo. Enxergar o que já estava ali, mas ninguém viu, acrescentando caminhos acessíveis para derrubar barreiras e transformar vidas é o que faz de um projeto inovador um grande sucesso.

Afinal, que estudante não tem pais, avós, ou algum adulto ao seu redor para quem a tecnologia ainda é uma incógnita, um desafio que, a princípio parece assustador? E que avô, avó, mãe ou pai não tem uma filha ou um neto nascido na era digital, para quem os milhares de recursos de uma tela são simples opções a serem escolhidas?


Juntar esses dois públicos, de gerações diferentes, e tornar mais leve o dia a dia de adultos maduros a partir de um processo invertido de “quem ensina quem” é, de forma simplificada, a genialidade do projeto “Faça Parte”, criado por Larissa e Michel nas aulas de empreendedorismo na Avenues São Paulo.


Estaremos todos na torcida, ao vivo, aplaudindo a educação e os estudantes, professores e famílias brasileiras, porque neste SXSW EDU, os alunos da Avenues representam o Brasil! E, seja qual for o resultado final, vocês já são nossos campeões, Larissa e Michel!

0 comentário

Kommentare


bottom of page