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Atualizado: 14 de dez. de 2021

Andar atrás da criança com o prato de comida é criar o ambiente perfeito para que ela tenha sérios problemas de foco, concentração, paciência e respeito a regras de convivência social.

A base para o desenvolvimento das tão comentadas e fundamentais habilidades socioemocionais está aí, na hora da comida. “Ah, ela só come se eu der na boca e for andando com o prato por onde ela for!”. Será mesmo? Como uma criança que o responsável diz não ser capaz de sentar e comer a própria comida definiu que ela só vai comer se um adulto ficar correndo com um prato atrás dela? Onde ela aprendeu que essa era uma opção? A resposta é simples: um adulto ensinou a ela. Além de fazer isso, na prática, pense em quantas vezes você contou isso para alguém, com seu filho perto, ouvindo você afirmar que ele só come se alguém for atrás dele com o prato.



Essa criança é muito inteligente, esperta e fortíssima candidata a ter sérios problemas de foco, concentração, paciência. A consequência vai eclodir na escola, desde a Educação Infantil e se agravar cada vez até a fase de alfabetização. Cuidar de uma criança é dar a ela oportunidade para desenvolver as habilidades que serão necessárias para vencer desafios da vida real. É demonstrar que acredita na capacidade que ela tem para aprender. É ser persistente até que ela tenha aprendido a comer sentada, à mesa, segurando a colher com as próprias mãos. Deixar que ela coma enquanto anda, corre, brinca é servir. Dar comida na boca de uma criança que passou dos dois anos de idade é servir. Arrumar as desculpas para fazer as duas anteriores (ele tá chatinho porque tá com virose; temos horário para sair; ela gosta que eu dê na boca...) é servir.


Uma criança que é servida, ao invés de ser cuidada no momento das refeições, não desenvolve habilidades sociomocionais. Além disso, tem menor coordenação motora fina, independência e autonomia – todas estas habilidades essenciais para um relacionamento positivo com a escola, com o processo de aprendizagem e com as pessoas com as quais convive!


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Mais um desafio que cabe sim a nós, adultos responsáveis enfrentar. Respirar fundo, manter a calma, não proibir o assunto e, em hipótese alguma, dar por encerrada a conversa.

Seu filho vai persistir. E não há nada de errado nisso. Enquanto ele estiver trazendo esse assunto para você, tudo ótimo. Porém, nada de tirar o foco do seu filho e tentar agir nos pontos em que você não terá influência alguma: a plataforma de streaming, o conteúdo da série, a conversa entre as crianças.

Guarde sua energia para manter a postura firme e a fala calma de “não é para sua idade, você não vai ter minha autorização para assistir. Mas estou aqui para responder tudo o que você quiser saber sobre esse assunto.”

E vai passar. Ou as crianças vão cansar do que para elas é só mais uma moda, ou vão crescer e poder assistir um dia. Então vão descobrir o quanto eram felizes no tempo em que a responsabilidade pela decisão era sua, mãe/pai!












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Retorno às aulas presenciais obrigatório para 100% dos alunos no estado de São Paulo.

Embora grande parte das famílias já tenha retomado as aulas presenciais há algum tempo, outras veem as aulas remotas como “um direito adquirido”. E para o aluno, o que é melhor nesse momento?

“Será que precisava disso agora, já tão perto do final do ano letivo?”

“Bem agora que meu filho estava tão adaptado ao ensino remoto, a escola tem direito de bagunçar nossa vida de novo?”

Diante das dúvidas e pedidos de ajuda que temos recebido, nossa resposta vai em um vídeo que você precisa assistir agora, se tem filho em idade escolar!

Nenhum outro compromisso é mais importante para uma criança ou adolescente do que ir para a escola:

Veja mais em: instagram.com/soseducacao


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