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O Envolvimento da Família faz diferença no desempenho escolar: a afirmação parece óbvia, mas os desafios seguem enormes na formação da parceria entre família e escola. Eis o porquê precisamos não somente falar do assunto, mas trazer caminhos para que a parceria possa de fato ser construída. E não temos tempo a perder. A geração que viveu um período da sua vida de estudante durante a pandemia precisa, mais do que qualquer outra, de um trabalho conjunto entre os adultos responsáveis e a escola.


A cada ano, em diferentes eventos pelo mundo, encontramos novos estudos e comprovações que agregam a tanto conteúdo bom já existente sobre esse assunto. Mais que isso, vemos cada vez mais organizações trazendo resultados de experiências muito positivas, colocadas em prática com diferentes comunidades, em diversas partes do mundo. E cada vez mais trazem índices que apontam para a parceria entre Família e Escola como um dos principais recursos para lidarmos com tantos desafios enfrentados pela Educação.


Vamos por partes, para que possamos dar conta de tanto conteúdo importante, que pode ser incorporado por nossas escolas e famílias, sejam elas públicas ou privadas, desde os anos iniciais da Educação Infantil até os anos finais do Ensino Médio. 


Começaremos então essa série, dividida em algumas postagens, com as mais recentes descobertas e confirmações sobre os benefícios que a participação da Família traz para o envolvimento, aprendizagem, desenvolvimento e, também, desempenho acadêmico dos estudantes. Aos poucos, traremos estratégias que se mostraram mais eficazes para que a aproximação entre professores, gestores e famílias possa acontecer, gerando redução nos conflitos e estresse para ambas os lados e muitos ganhos, especialmente, para o aluno.


Vamos começar então pelos benefícios gerados para os estudantes, a partir da parceria entre família e escola, publicados pela Flamboyant Foundation, uma organização dedicada à formação de educadores, pais e responsáveis para a parceria entre Família e Escola:

  • O envolvimento da família está associado à redução das taxas de evasão e aumento nos índices de graduação no ensino superior: sim, é isso mesmo que você está lendo. As pesquisas mais recentes comprovaram que o envolvimento da família durante o ensino básico aumenta as chances do aluno seguir adiante com os estudos e terminar o ensino superior.

  • O envolvimento da família leva a um melhor desempenho acadêmico do aluno: mais de 40 estudos comprovaram que há uma relação direta entre participação da família e desempenho acadêmico. E, entre as formas mais eficazes de impacto no desempenho do aluno estão a expectativa positiva dos pais ou responsáveis e a ajuda da família para que o aluno a conexão entre o que está estudando e os desafios do mundo real. 

  • O envolvimento da família reduz o absenteísmo: os estudos comprovaram que a comunicação eficaz da escola com as famílias e o oferecimento de workshops e palestras ajudaram a reduzir as faltas ocasionais e aquelas que já tinham se tornado crônicas para alguns estudantes. Pesquisas também mostraram que escola que possuem um programa de envolvimento das famílias estruturado e consistente apresentam taxas mais altas de frequência dos alunos nas aulas.

  • O envolvimento da família estimula os alunos a terem uma atitude mais positiva em relação ao processo de aprendizagem formal: pesquisas revelaram que alunos cujas famílias participam do dia a dia do filho em casa e na escola têm níveis mais altos de motivação para os estudos e maior capacidade de atenção, além de maior perseverança para enfrentar desafios de aprendizagem. Um estudo mostrou estudantes de famílias que têm acesso a programas de suporte em relação a como ajudar os filhos em casa apresentam maior consciência sobre a importância dos estudos do que aqueles estudantes cujas famílias não têm acesso a programa algum de apoio para parceria com a escola.

  • O envolvimento da família gera melhor desenvolvimento de habilidades de convívio social e reduz a incidência de comportamentos agressivos: estudos mostraram que intervenções feitas pela família em parceria com a escola levaram à significativa melhora no desenvolvimento de competências socioemocionais nas crianças, resultando na redução de ansiedade e agressividade e melhora nos níveis de autoestima dos alunos.  


Razões mais do que suficiente para seguirmos firmes na busca por conscientização e caminhos que tornem a parceria entre família e escola uma realidade. E para que possamos levar recursos estruturados, que ajudem a família a vencer as barreiras que tornam o incentivo e acompanhamento dos estudos dos filhos, em casa, um enorme desafio!


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Um dos desafios da educação na era digital: educar filhos que saibam do poder infinito que possuem para realizar seus sonhos, mas que compreendam e aceitem que eles não podem ter ou fazer tudo o que desejarem.

A falta de consciência sobre a diferença de “empoderar” nossas crianças ou dar a elas a falsa sensação de “poder tudo” é a base dos tantos casos de bullying, falta de empatia e respeito, relações conflituosas entre pais e filhos, dificuldade na convivência escolar, que resulta em enormes prejuízos no processo de aprendizagem. Uma criança ou adolescente precisa aprender sobre o potencial imenso que tem a desenvolver, enquanto, ao mesmo tempo, ensinamos sobre o direto do outro e sobre a necessidade do respeito a regras e limites.


Temos falhado ao deixar por conta de crianças e adolescentes decisões para as quais não os preparamos para tomar. Ou para as quais eles ainda não têm recursos para racionalmente analisar e fazer a melhor escolha. Exemplos comuns dentro de casa são: falta de regras e limites em casa, em nome de um respeito que em nada representa o que o filho precisa; ir para a cama no horário que deseja, definir onde e o quê vai comer, sem uma pré-seleção por parte dos responsáveis. E a nave-mãe de tantos desafios que nossas crianças enfrentam nos relacionamentos, na convivência, na aprendizagem e na autoestima: filhos que definem o tempo, conteúdo e frequência no uso das telas.

Em paralelo, na relação com a escola: falta de respeito com o professor, a escola, os colegas. Enquanto os adultos responsáveis se estressam em tentativas de não deixar que o filho enfrente desafios que representam oportunidade para entender que ele não é o centro do mundo, mas parte de uma comunidade sem a qual ele jamais será feliz.


Poder” é um dos quatro elementos que as pessoas consideram levar à felicidade, mas que comprovadamente não fazem uma criança ou adulto mais feliz. Só quando formos capazes de entender que o “poder” que de fato contribui para uma vida melhor é aquele relacionado ao domínio dos nossos próprios instintos, sentimentos e reações aos desafios que enfrentamos, aí sim, abriremos mão do poder que torna qualquer outra pessoa submissa aos nossos desejos e inconsistências!


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E se tivéssemos a chance de torcer para o Brasil na final de uma competição, dessa vez, porém, com foco na Educação e não em um esporte? E se, de repente, dois estudantes brasileiros estivessem representando a educação do nosso país, como finalistas em um desafio internacional, cujo objetivo fosse premiar projetos com perspectiva de alto impacto social ou ambiental - você estaria na torcida por eles?


Pudemos ouvir a distância sua resposta positiva: um belo e sonoro “sim” chegou até aqui. Então temos ótimas notícias. Pode preparar a voz e o coração, porque a educação do Brasil está entre os seis finalistas do Student Impact Challenge aqui em Austin, no SXSW EDU.


Parabéns, Avenues São Paulo. Que o trabalho de vocês possa inspirar escolas, educadores, alunos e famílias de todo o Brasil e para além de qualquer fronteira. Ter jovens estudantes entre os seis finalistas de um desafio global dessa magnitude, em um evento de respeito como o SXSW EDU precisa sim ser comemorado. Isso sem contar que outra finalista é uma aluna da Avenues New York, que tem a mesma filosofia de ensino da escola em São Paulo. Catherine Marie Felix criou a Girley, uma solução de educação financeira para meninas.


Para estar entre os finalistas, o projeto inscrito para o SXSW EDU Student Impact Challenge precisa trazer uma proposta inovadora, que proponha caminhos para resolver questões sociais, econômicas ou ambientais. O projeto precisa ter impacto na comunidade local onde foi desenvolvido inicialmente e ter potencial para atingir a sociedade como um todo. Os estudantes responsáveis pelo projeto selecionado entre os finalistas têm a oportunidade de, pessoalmente, apresentar seu projeto durante o SXSW EDU, em Austin, no Texas, para um júri que faz a escolha do vencedor, ao vivo, logo após a apresentação dos seis finalistas selecionados.

Ter estudantes brasileiros entre os finalistas é motivo de orgulho para nosso país. E, o fato de estarem aqui, participando de um evento que reúne pensadores, profissionais e estudiosos da educação vindos de todos os continentes já é razão suficiente para celebrar. E ainda tem mais emoção pela frente: aguardamos, junto da família dos alunos e das professoras Clara Prado e Allison Uros que foram mentoras dos estudantes, a apresentação dos alunos Michel e Larissa para o júri que escolherá o projeto vencedor. O resultado será divulgado no dia 6 de março, durante o terceiro dia do SXSW Edu 2024.


Sem dúvida alguma, Michel e Larissa deveriam estar em destaque na mídia e nas redes sociais. Comprovando que as grandes ideias, capazes de mudar o mundo para melhor, não requerem a invenção de equipamentos sofisticados: unir dois lados envolvidos em um mesmo problema e oferecer assim uma solução inovadora para esse desafio é o que de fato transforma o mundo. Enxergar o que já estava ali, mas ninguém viu, acrescentando caminhos acessíveis para derrubar barreiras e transformar vidas é o que faz de um projeto inovador um grande sucesso.

Afinal, que estudante não tem pais, avós, ou algum adulto ao seu redor para quem a tecnologia ainda é uma incógnita, um desafio que, a princípio parece assustador? E que avô, avó, mãe ou pai não tem uma filha ou um neto nascido na era digital, para quem os milhares de recursos de uma tela são simples opções a serem escolhidas?


Juntar esses dois públicos, de gerações diferentes, e tornar mais leve o dia a dia de adultos maduros a partir de um processo invertido de “quem ensina quem” é, de forma simplificada, a genialidade do projeto “Faça Parte”, criado por Larissa e Michel nas aulas de empreendedorismo na Avenues São Paulo.


Estaremos todos na torcida, ao vivo, aplaudindo a educação e os estudantes, professores e famílias brasileiras, porque neste SXSW EDU, os alunos da Avenues representam o Brasil! E, seja qual for o resultado final, vocês já são nossos campeões, Larissa e Michel!

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